• Telephone: +55 (11) 3819 1174
  • Email Address: cczzqadvogados@czzq.com.br

Graduado em Direito pela Universidade de Brasília, com mestrado na mesma instituição (Direito do Estado) e doutorado pela Universidade de São Paulo (Direito Constitucional). Tem pós-doutorado em Ciências Jurídico-Processuais pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
Em sua trajetória profissional de mais de 20 anos, Fábio foi sócio por mais de uma década do Sturzenegger e Cavalcante Advogados Associados – especializado no Sistema Financeiro Nacional -, advogou em ações coletivas e consolidou ampla experiência em contencioso estratégico perante os Tribunais Superiores (STF, STJ, TST) e diversos tribunais estaduais e federais.
No STF, por exemplo, atuou no âmbito do controle difuso e concentrado de constitucionalidade. Já no STJ e no TST, atuou na defesa de teses jurídicas, inclusive em processos afetados a julgamento no regime de recursos repetitivos.

Fábio também é professor do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa – IDP (Brasília-DF), vinculado ao programa de pós-graduação (mestrado e doutorado), além de ter sido assessor de Ministro no Tribunal Superior do Trabalho (2004-2006) e Diretor da Escola Judiciária Eleitoral, do Tribunal Superior Eleitoral (2016-2018).

Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo; MBA Executivo Internacional pela FIA/USP, com extensões nas Universidades de Vanderbilt/USA, Cambridge/UK e EMLYON/FR; e pós-graduações em Direito Empresarial, Contratos e M&A, Ricardo atuou por mais de 25 anos em grandes empresas nacionais multinacionais, ocupando os cargos de Diretor e Vice-presidente Jurídico, de Assuntos Corporativos e CEO.

Com relevante atuação em negociações e transações de alta complexidade, nas áreas societária, M&A, contratos, energia e sustentabilidade, entre outras, desenvolveu um profundo conhecimento jurídico-empresarial.

Dentre suas experiências, destacam-se suas passagens pela Sterlite Power Brasil, onde atuou como Vice -presidente Jurídico e Diretor Presidente; na HP e Hewlett Packard Enterprise, como Vice-presidente Jurídico para Brasil, América Latina e Canadá; pela CPFL Energia, na posição de Vice-presidente Jurídico e Relações Institucionais; International Paper, como Vice-presidente Jurídico e de Assuntos Corporativos para América Latina, e na ABB-Alstom Power, como Diretor Jurídico América Latina.

Ricardo ainda atuou como Presidente do Instituto IP de Sustentabilidade e integrou diversos Conselhos Executivos e de Administração, Comitês de Ética & Compliance e de Governança, nos grupos empresariais em que contribuiu, e em associações como BRACELPA (Associação Brasileira de Papel e Celulose), AMCHAM (Câmara Americana do Comércio) e IBDE (Instituto Brasileiro do Direito de Energia), dentre outros.

Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo e Pós-Graduado em Direito Empresarial pela PUC-SP, Rinaldo possui 30 anos de atuação em grandes empresas, dos quais mais de 25 deles como Diretor e Vice-presidente Jurídico.

Sua vivência no mercado corporativo o fez profundo conhecedor em Negociação de Contratos Internacionais, Corporate Affairs e Compliance.

Entre suas várias experiências, destacam-se suas passagens na Souza Cruz como Diretor Jurídico e de Relações Externas (Comunicação e Relação com Governo e Indústria), pela Syngenta, onde atuou como Diretor Jurídico para a América Latina e para o Brasil e como Diretor Jurídico e de Relações com Governo, trabalhando para Microsoft e Duke Energy.

Rinaldo também integrou, por mais de 10 anos, Conselhos de Administração em diferentes associações, entre elas: a ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software), o ETCO (Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial) e o CEDES (Centro de Estudos de Direito Econômico e Social).

Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo e em Filosofia pela Universidade de Brasília, Cazetta se especializou na área econômico-financeira, acumulando passagens nos setores público e privado ao longo de sua carreira.

Na esfera pública integrou o quadro jurídico da Caixa Econômica Federal, na qual foi diretor-adjunto. Atuou também na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, no CRSFN e na FUNCEF, onde respondeu, em períodos distintos, pelo Departamento Jurídico e pela Diretoria de Investimentos.

Já, na iniciativa privada, foi por mais de 18 anos sócio do Sturzenegger e Cavalcante Advogados Associados e membro de conselhos de administração e fiscais de várias empresas, entre elas a Brasil Ferrovias, a Ferroban e a Banespa Corretora.

Cazetta ainda é autor de livro sobre o regime jurídico das entidades fechadas de previdência complementar e de compêndio comentado da legislação imobiliária federal.